São Paulo, 10 de Junho de 2013


O benefício dos grandes eventos
 
O Brasil disputa, no momento, com diversos países, o direito de organizar a Exposição Mundial na cidade de São Paulo em 2020. A candidatura foi lançada ainda em 2011 e a definição do vencedor será em novembro deste ano.

O grande benefício de realizar grandes eventos nas esferas econômica ou esportiva é a possibilidade de antecipar investimentos que, de uma maneira ou outra, teriam de ser feitos para atender as demandas da sociedade diante das perspectivas de crescimento da economia.

Isso tem ocorrido com relação à organização da Copa das Confederações em 2013, Copa do Mundo em 2014 e Jogos Olímpicos em 2016. As autoridades públicas organizam cronogramas de investimentos importantes em mobilidade pública, infraestrutura e serviços sociais e, com apoio e parceria da iniciativa privada, antecipam obras que estariam no radar dos governos somente em anos posteriores.

Com a Expo 2020, caso a candidatura paulistana seja vencedora, o mesmo deve ocorrer. Há investimentos previstos nas áreas de mobilidade urbana, urbanismo e promoção de negócios. A cidade pode ganhar um novo centro de exposições, novas linhas e estações de metrô e melhor organização viária.

Quando países ou cidades são escolhidos para organizar grandes eventos, o maior desafio não é a vitória da candidatura, mas sim a execução primorosa dos planos de investimentos previstos e prometidos. O legado social para a população é tão importante quanto a organização bem-sucedida dos espetáculos.
Autor: Ralph Lima Terra é vice-presidente executivo da Abdib

18/07/2015 - Recursos hídricos e saneamento básico: Falta decisão política
04/11/2014 - Propostas para a infraestrutura
05/09/2014 - Uma agenda de mudanças para a infraestrutura
27/11/2013 - Finalmente, chega o ano das concessões
16/10/2013 - Infraestrutura: o risco do investidor e o papel do Estado
 
 Índice de Opiniões    Enviar por e-mail    Imprimir    Página inicial
Copyright © 2001-2024 Abdib. Todos direitos reservados.ClickW