São Paulo, 23 de Maio de 2011


A abertura do setor aeroportuário
 
Nos primeiros meses do ano, ministros e integrantes do governo federal deram depoimentos e sinais de que haverá uma transformação no atual modelo de gestão e operação do setor aeroportuário brasileiro. São novidades bem-vindas.

O cenário que motivou a mudança de rumo é conhecido: a demanda crescente não encontra respostas dos investimentos insuficientes e demorados e da capacidade saturada e pressionada. Com isso, há perda de negócios, mais desconforto e filas extensas, além do normal.

Em um momento em que o governo federal, felizmente, age para transferir para a iniciativa privada alguns investimentos e responsabilidades, é preciso dar atenção a alguns pontos considerados essenciais pelos potenciais investidores e operadores - mesmo que o modelo de negócios ainda esteja em estudos e avaliações.

Um dos pontos essenciais, principalmente se o objetivo é contar com empresas públicas e privadas agindo concomitantemente na operação aeroportuária, é existir governança corporativa e transparência nas estatais, de forma que a competição seja justa e equilibrada. As regras, obrigações e direitos devem ser os mesmos para todos os operadores.

Outro aspecto importante é que o modelo preveja o cumprimento de indicadores de qualidade para a prestação de serviços, como ocorre tradicionalmente em mercados nos quais as concessões já estão consolidadas. A partir da instituição de metas e controle da qualidade, é possível incentivar a busca pela excelência e corrigir distorções ou falhas.
Autor: Paulo Godoy é presidente da Abdib

18/07/2015 - Recursos hídricos e saneamento básico: Falta decisão política
04/11/2014 - Propostas para a infraestrutura
05/09/2014 - Uma agenda de mudanças para a infraestrutura
27/11/2013 - Finalmente, chega o ano das concessões
16/10/2013 - Infraestrutura: o risco do investidor e o papel do Estado
 
 Índice de Opiniões    Enviar por e-mail    Imprimir    Página inicial
Copyright © 2001-2024 Abdib. Todos direitos reservados.ClickW