São Paulo, 05 de Maio de 2015

 
Abdib completa 60 anos e projeta ações pelo desenvolvimento da infraestrutura
 
A Abdib completa, no dia 5 de maio, 60 anos de funcionamento. O marco serve como plataforma para uma série de iniciativas que pretendem impulsionar os investimentos no setor de infraestrutura e a melhoria do ambiente de negócios no setor.

Com mais de cem empresas associadas, a Abdib deu novo impulso a comitês setoriais para contribuir com o esforço governamental de retomar a agenda das concessões em infraestrutura em um momento de ajuste fiscal e econômico.

Anos 50 - Ao longo das décadas, a Abdib contribuiu com empresas e governos de acordo com os desafios e necessidades do país no momento. Na década de 50, quando surgiu, a Abdib ajudou com iniciativas que visavam o desenvolvimento da indústria de base no Brasil.

Já na década seguinte, a Abdib passou a atuar fortemente para o desenvolvimento das principais obras de infraestrutura e indústrias de base da década, viabilizadas primordialmente com recursos públicos.

Nos anos 70, além dos projetos estruturantes para o desenvolvimento do Brasil, a Abdib defendeu acentuadamente a expansão fabril e tecnológica da indústria de bens de capital sob encomenda no Brasil e a participação crescente de máquinas e equipamentos brasileiros nas grandes obras de infraestrutura e indústrias de base.

Crise dos anos 80 - No entanto, nos anos 80, com a queda acentuada e sistêmica do fluxo de investimentos públicos para obras e projetos no período, a Abdib propôs e começou a defender o retorno do capital privado para a expansão e operação dos sistemas de infraestrutura no Brasil.

A legislação foi alterada na década seguinte, momento no qual a Abdib passou a contribuir com a criação dos primeiros marcos regulatórios e agências reguladoras e para a promoção dos primeiros leilões de concessão que, ao longo dos anos, marcam o retorno do capital privado na infraestrutura e a retomada dos investimentos no setor.

Já a partir de 2000, após o início dos leilões de concessão em diversos setores de infraestrutura, a Abdib focou a atuação nas propostas para o aperfeiçoamento da regulação, para a aprovação de regras em setores nos quais o capital privado era ainda incipiente e para a melhoria do ambiente para investimentos.

Esse esforço ganhou impulso na década atual. Em uma época que fica nítida a necessidade de acelerar investimentos, a Abdib trabalha para conferir mais agilidade e menores custos às obras de infraestrutura, para fortalecer a competitividade da indústria de bens de capital sob encomenda e para introduzir o modelo de concessão em novas fronteiras da infraestrutura brasileira.

Sobre a Abdib - Fundada em 1955, a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, cuja missão principal é o desenvolvimento dos mercados de infraestrutura e indústrias de base no Brasil e o fortalecimento da competitividade da cadeia fornecedora de bens e serviços para estes setores.

Ao longo das últimas décadas, a Abdib vem direcionando ações e propostas para melhorar as condições para investimentos e negócios nos mercados de infraestrutura e indústrias de base, reduzindo, consequentemente, gargalos para o crescimento econômico e o desenvolvimento social do país.

A Abdib congrega uma ampla gama de companhias públicas e privadas que participam de todas as fases e estágios dos negócios e investimentos nos setores de infraestrutura e indústrias de base, de concessionárias de serviços públicos a fabricantes de equipamentos, de fornecedoras de serviços como montagem, engenharia e projetos a empresas de advocacia, financiamento e consultoria, entre muitos outras.

Atualmente, conta com mais de cem empresas associadas atuantes nas áreas de energia elétrica, petróleo, gás e derivados, transporte, construção e engenharia, saneamento ambiental, telecomunicações, indústrias de base (mineração, siderurgia, petroquímica, papel e celulose), além de bancos de investimentos e outras empresas de serviços que se relacionem com o setor de infraestrutura.

16/11/2015 - Abdib fará parte da instância máxima do Conselho Mundial da Água por mais três anos
11/11/2015 - Marco Aurélio Mello: Brasil não terá melhores dias editando novas leis
11/11/2015 - Sociedade precisa defender independência do regulador e rejeitar oportunismo
11/11/2015 - Taxas de retorno devem ser realista e refletir custo de oportunidade
11/11/2015 - Marcos regulatórios foram descaracterizados, diz Raul Velloso
 
Índice de destaques    Enviar por e­mail    Imprimir    Página inicial
Copyright © 2001-2024 Abdib. Todos direitos reservados.ClickW