São Paulo, 13 de Abril de 2015

 
Abdib participa do Fórum Mundial da Água na Coréia já de olho em 2018
 
A Abdib é uma das instituições presentes no 7º Fórum Mundial da Água, que ocorre entre 12 e 17 de abril nas cidades de Gyeongju e Daegu, na Coréia do Sul. A participação brasileira na atual edição é liderada por um colegiado denominado Seção Brasil dos Membros Brasileiros do Conselho Mundial da Água, que reúne 35 integrantes efetivos e outras 25 instituições convidadas, o que coloca o Brasil na condição de quarto país em termos de representação nacional junto ao Conselho Mundial de Água.

Tal qual ocorreu na edição anterior do fórum, na França, o Brasil organizou um espaço próprio -- quase 500 metros quadrados, incluindo auditório com 50 lugares -- para reunir empresas, instituições e governos brasileiros presentes no evento, promovendo apresentações de projetos e políticas bem-sucedidas implantados em território brasileiro na gestão dos recursos hídricos. No mesmo espaço, também será promovido debate sobre a atual crise hídrica presente em diversas regiões do país e haverá decoração e comunicação remetendo os visitantes à próxima edição do fórum, programada para ocorrer em Brasília em 2018.

Newton Azevedo, conselheiro da Abdib e coordenador do Comitê de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da entidade, participa de todas as atividades organizadas pela Seção Brasil dos Membros Brasileiros do Conselho Mundial da Água . Azevedo também é um dos quatro “governadores” brasileiros do Conselho Mundial da Água e um dos principais apoiadores da próxima edição do fórum no Brasil.

“Diante dos desafios de curto e de longo prazo que a atual hídrica impõe ao Brasil, há uma quantidade crescente de agentes públicos e privados, incluindo empresas e governos, preocupados com as consequências e interessados em soluções que envolvem gestão, planejamento e investimentos”, explicou Newton Azevedo. “As dificuldades criam a necessidade urgente de aprimoramento de diversas políticas públicas e planos de investimento, com ótica no gerenciamento conjunto que considere os múltiplos usos da água”, concluiu.

Sobre o fórum - Organizado pelo Conselho Mundial da Água (WWC – World Water Council) e o país anfitrião, o Fórum Mundial da Água ocorre a cada três anos, com o objetivo de aumentar a importância da água na agenda política dos governos, aprofundar discussões, trocar experiências para os atuais desafios e formular propostas concretas. As edições anteriores ocorreram no Marrocos (1997), Holanda (2000), Japão (2003), México (2006), Turquia (2009) e na França (2012). O próximo Fórum será em Brasília, em 2018.

O Brasil possui quatro representantes no quadro de dirigentes do Conselho Mundial da Água, cuja sede fica em Marselha, na França: o diretor da ANA Paulo Varella; o presidente da Rede Brasileira de Organismos de Bacias Hidrográficas, Lupércio Ziroldo; o vice-presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), Newton Azevedo e o Professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Benedito Braga, que atualmente ocupa a presidência do Conselho Mundial da Água e exerce o cargo de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo.

16/11/2015 - Abdib fará parte da instância máxima do Conselho Mundial da Água por mais três anos
11/11/2015 - Marco Aurélio Mello: Brasil não terá melhores dias editando novas leis
11/11/2015 - Sociedade precisa defender independência do regulador e rejeitar oportunismo
11/11/2015 - Taxas de retorno devem ser realista e refletir custo de oportunidade
11/11/2015 - Marcos regulatórios foram descaracterizados, diz Raul Velloso
 
Índice de destaques    Enviar por e­mail    Imprimir    Página inicial
Copyright © 2001-2024 Abdib. Todos direitos reservados.ClickW