São Paulo, 10 de Abril de 2015

 
BNDES aposta em nova política para impulsionar mercado de capitais
 
Em reunião realizada na sede da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), em São Paulo, o governo federal apresentou uma proposta para ampliar a participação de recursos privados no financiamento de longo prazo de projetos de investimentos de todos os setores econômicos que hoje recorrem ao banco.

O encontro contou com a participação do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, da presidente da Anbima, Denise Pavarina, e do vice-presidente executivo da Abdib, Ralph Lima Terra, entre outros executivos presentes.

O plano governamental prevê a vinculação de financiamento com custo em Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) para projetos que incluam parcelas consideráveis de debêntures na estruturação do “funding” do projeto. O objetivo é incentivar que as empresas recorram ao mercado de capitais para captar recursos por meio da emissão de debêntures e diminuam a demanda por empréstimos do BNDES, que passaria a conferir uma espécie de "selo" que ratificaria a qualidade do projeto e melhoraria a classificação deste para os financiadores privados.

De acordo com o que foi apresentado, quanto maior for a participação das debêntures no financiamento do projeto, maior será o acesso ao crédito tomado ao custo da TJLP, atualmente em 6% ao ano. O teto máximo de participação do crédito em TJLP na composição do financiamento do investimento será de 50%.

16/11/2015 - Abdib fará parte da instância máxima do Conselho Mundial da Água por mais três anos
11/11/2015 - Marco Aurélio Mello: Brasil não terá melhores dias editando novas leis
11/11/2015 - Sociedade precisa defender independência do regulador e rejeitar oportunismo
11/11/2015 - Taxas de retorno devem ser realista e refletir custo de oportunidade
11/11/2015 - Marcos regulatórios foram descaracterizados, diz Raul Velloso
 
Índice de destaques    Enviar por e­mail    Imprimir    Página inicial
Copyright © 2001-2024 Abdib. Todos direitos reservados.ClickW